Sobre Nós

Quem Somos?

Missão
  • Assegurar a fidelidade dos clientes à Tecnel Service, Lda;

  • Garantir que os fornecedores farão o seu melhor pela Tecnel Service, Lda;

  • Conquistar o respeito e admiração dos concorrentes pela Tecnel Service, Lda;

  • Desfrutar do trabalho e usufruir da merecida compensação na Tecnel Service, Lda;

  • Angariar o reconhecimento da Sociedade e suas comunidades pela Tecnel Service, Lda;

  • Proporcionar aos sócios o retorno adequado pelo seu investimento na Tecnel Service Lda.

Introdução

A Tecnel Service, empresa de capitais moçambicanos, opera no país há 24 anos na área das energias.

Ao serviço das maiores empresas moçambicanas e internacionais, desde cedo a Tecnel Service se destacou pela fiabilidade e qualidade dos seus produtos e serviços em resultado do desenvolvimento de capacidades técnicas intrínsecas e das sólidas relações com grandes multinacionais detentoras de tecnologia de ponta, quer como fornecedores privilegiados quer como parceiros na execução de contractos e desenvolvimento de projectos.

 

A forte implantação no mercado moçambicano aliada ao conhecimento adquirido ao longo das últimas décadas, fazem da Tecnel Service a empresa de referência no seu sector.

A atribuição em 2015 do prémio “Empresa de Serviços do Ano” pelo INNOQ (Instituto Nacional de Normalização e Qualidade) e a inclusão nas dez melhores empresas moçambicanas no universo das 100 maiores empresas do país pela reputada auditora internacional KPMG em 2012 e 2014, realçam ainda mais todo o trabalho que tem vindo a ser feito para a Tecnel Service ser merecedora da maior confiança dos seus clientes.

A ambição, enquanto um dos valores em que se funda a empresa, é uma constante, o que a tem levado a desenvolver novas acções para elevar o seu reconhecimento formal por instituições, entidades e empresas no domínio da certificação e qualidade.

 

Neste sentido, a Tecnel Service foi já certificada pela norma ISO 9001 e está em processo de certificação em ambiente (ISO 14001) e segurança (OHSAS 18001).

 

Prepara-se, pois, a empresa para enfrentar, desta forma e com sucesso, os novos desafios globais que o país e o sector têm pela frente nos próximos anos.

Visão

Ser a empresa de referência no nosso ramo de actividade, pela excelência dos serviços prestados e produtos comercializados.

História

Após a Independência Nacional, realizou-se em 1977 a fusão de um grupo de empresas que resultou na criação de uma empresa estatal de electrotecnia, a Electromoc E.E. Esta empresa foi privatizada em 1992 e passou a chamar-se Tecnel SARL.

 

Em 1996, a partir da Divisão de Serviços e Assistência Técnica da Tecnel SARL, criou-se a ABB Tecnel, Lda , sociedade entre a ABB, uma multinacional no sector das engenharias, com 60% do capital e a Tecnel SARL com 40%. Esta empresa operava no sector das engenharias electrotécnicas e dedicava-se à venda, reparação e assistência de motores eléctricos, transformadores, geradores e equipamentos de baixa, media e alta tensão.

Com a aquisição da participação da ABB na ABB Tecnel Lda surge em 2007 a Tecnel Service, Lda com capitais moçambicanos mas mantendo fortes relações comerciais com a ABB e ainda com outras empresas internacionais de elevada reputação.

Nos últimos anos a Tecnel Service Lda tem vindo a realizar investimentos importantes de expansão de infra-estruturas e modernização de equipamentos bem como tem investido no recrutamento, formação e qualificação de trabalhadores e técnicos, capacitando-se para os desafios futuros no sector da energia.

A empresa estatal de electrotecnia Electromoc E.E. foi fundada.

1977

1992

A Tecnel Sarl foi criada da empresa estatal Electromoc E.E.

1996

A parceria ABB Tecnel, Lda foi criada. 60% ABB 

40% Tecnel Sarl.

A Tecnel Service, Lda. foi criada. ABB vendeu a sua participação.

2007

Responsabilidade Social 

Fundo Social dos Trabalhadores (FST)

Constituído na empresa há mais de 20 anos este Fundo tem por objectivo financiar os colaboradores da empresa mediante a concessão de empréstimos a juros inferiores aos praticados pela banca, a custos de concessão e de garantia nulos e com facilidades e prazos de pagamento muito suaves e favoráveis.

O Fundo é alimentado com resultados da venda de imobilizado obsoleto e de outros produtos e materiais usados e sem utilidade para a empresa.

A sua gestão é assegurada por representantes designados pelos colaboradores, assessorados pela Direcção da empresa e os critérios de atribuição e reembolso dos créditos concedidos obedecem a regras estabelecidas no Estatuto do Fundo, igualmente criado pelos próprios trabalhadores.

O Fundo orgulha-se de ter uma taxa de incumprimento nos reembolsos do crédito concedido de 0% e dispõe de reservas sólidas que asseguram a sua sustentabilidade e continuidade a médio e longo prazos.

Patrocínios

Associação Kulungwana
Projecto Xiquitsi
2014 - Presente
Parque da Gorongosa
Clube Empresarial
2014 - Presente
Associação Beneficiária à Criança Desamparada (ABEC)
2004 - Presente
Academia de Xadrez              
2011 - 2014
Clube de Desportos
Costa do Sol
2008 – 2013

Tecnel Service no Clube Empresarial Da Gorongosa

A Tecnel Service é membro fundador deste Clube criado pelo Parque Nacional da Gorongosa, considerado uma das áreas de conservação de maior biodiversidade a nível mundial.

O CEG congrega um grupo das mais prestigiadas empresas e entidades nacionais e estrangeiras operando em Mocambique, as quais contribuem para a restauração do PNG de forma multifacetada, nomeadamente nas componentes de Conservação, Investigação, Turismo, Protecção e Desenvolvimento Comunitário.

O valioso contributo prestado por estas empresas e entidades consubstancia-se num programa de cinco anos de apoio às actividades desenvolvidas naquelas cinco vertentes, mediante contribuições financeiras anuais substanciais.

A Tecnel Service orgulha-se de apoiar as actividades científicas e de investigação desenvolvidas pelo Laboratório da Biodiversidade ED Wilson implantado no PNG.

Associação Kulungwana

Projecto Xiquitsi

A Tecnel Service contribui para o desenvolvimento deste projecto cultural inovador no âmbito do canto e da música clássica, o qual envolve cada vez mais jovens dos mais diversos extractos sociais na aprendizagem de música e canto, na criação de orquestras e corais, na formação de compositores e criadores de música e na divulgação, dinamização e promoção destas formas de manifestação cultural.

A participação neste projecto traduz-se numa contribuição financeira anual significativa por um período já assegurado de seis anos, dos quais decorreram somente ainda dois.

Certificação NM ISO 9001: 2008

O Instituto Nacional de Normalização de Qualidade entregou certificados de qualidade ISO 9001 a Tecnel Service, no dia 10 de Maio 2016. A Tecnel Service é uma das 16 empresas certificadas em Mocambique pelo INNOQ em sistemas de gestão e qualidade em todo o país.

A Tecnel Service está em processo de migração da actual certificação na norma ISO 9001:2008 para a ISO 9001:2015, estando em simultâneo a preparar-se para a certificação na norma ISO14001:2015 (Ambiente) e OSHAS 18001 (HST)