Sobre Nós

Quem Somos?

Visão

Ser uma empresa de referência por alinhar o seu crescimento e desenvolvimento com os desafios mundiais de sustentabilidade dos negócios e do ambiente.

Missão
  • Prestar serviços e comercializar produtos de elevada qualidade técnica;

  • Identificar parceiros e fornecedores com experiência e qualidade comprovada a nível internacional

  • Promover a investigação e desenvolvimento de soluções para antecipar as necessidades do mercado

  • Zelar pelo respeito, ética e transparência em todas as suas interacções com Colaboradores, Clientes e Fornecedores.

A Tecnel Service é uma empresa de capitais moçambicanos que presta serviços no sector das energias em Moçambique desde 1992. A trabalhar com as maiores empresas nacionais e internacionais a operar em Moçambique, a fiabilidade e a qualidade dos seus produtos e serviços conferem-lhe o estatuto de empresa de referência no sector.

Dedicada ao desenvolvimento contínuo das capacidades técnicas das suas equipas e apostando em sólidas relações comerciais e de parceria com empresas multinacionais de renome, detentoras de importante tecnologia de ponta, a Tecnel Service ambiciona manter e consolidar o seu lugar de parceiro de confiança com experiência comprovada no mercado nacional.

 

A Tecnel Service ambiciona colocar os seus produtos e serviços ao nível das empresas internacionais de referência. Para o efeito, desde 2016 que possui todas as certificações relevantes para a área onde actua.

A Nossa História

Após a Independência Nacional, realizou-se em 1977 a fusão de um grupo de empresas que resultou na criação de uma empresa estatal de electrotecnia que veio a designar-se Electromoc E.E. Esta empresa foi privatizada em 1992 e passou a chamar-se Tecnel SARL.

Em 1996, a partir da Divisão de Serviços e Assistência Técnica da Tecnel SARL, foi criada a ABB Tecnel, Lda, sociedade entre a ABB, uma multinacional Sueca no sector das engenharias (60% do capital) e a Tecnel SARL (40% do capital). Esta empresa operava no sector das engenharias electrotécnicas, dedicando-se à venda, reparação e assistência de motores eléctricos, transformadores, geradores e equipamentos de baixa, média e alta tensão.

Com a aquisição da participação da ABB na ABB Tecnel Lda surge, em 2007, a Tecnel Service, Lda com capitais moçambicanos, mantendo-se as fortes relações comerciais com a ABB e empresas internacionais de elevada e reconhecida reputação.

 

Nos últimos anos, a Tecnel Service Lda tem realizado investimentos importantes na expansão de infraestruturas e modernização de equipamentos, para além de investir no recrutamento, formação e qualificação de trabalhadores e técnicos, capacitando-se para os desafios futuros no sector da energia.

A empresa estatal de electrotecnia Electromoc E.E. foi fundada.

1977

1992

A Tecnel Sarl foi criada da empresa estatal Electromoc E.E.

1996

A parceria ABB Tecnel, Lda foi criada. 60% ABB 

40% Tecnel Sarl.

A Tecnel Service, Lda. foi criada. ABB vendeu a sua participação.

2007

Responsabilidade Social 

Fundo Social dos Trabalhadores (FST)

Fundado em 1999, o Fundo Social dos Trabalhadores (FST) tem por missão permitir que os colaboradores da Tecnel Service beneficiem de soluções de financiamento acessíveis, sem custos de concessão e sem pedidos de garantia, constituindo uma alternativa acessível para realização de projectos pessoais.

O Fundo é financiado por meio dos resultados da venda de imobilizado obsoleto e de outros produtos e materiais usados e sem utilidade para a Tecnel Service. A gestão é assegurada por representantes designados pelos colaboradores, assessorados pela Direcção da empresa. Os critérios de atribuição e reembolso dos créditos concedidos obedecem a regras definidas no Estatuto do Fundo, preparado pelos próprios trabalhadores. O Fundo orgulha-se de ter uma taxa de incumprimento de reembolsos de crédito concedido de 0%, dispondo de reservas sólidas que asseguram a sua sustentabilidade e continuidade a médio e longo-prazo.

Patrocínios

Associação Kulungwana
Projecto Xiquitsi
2014 - Presente
Parque da Gorongosa
Clube Empresarial
2014 - Presente
Associação Beneficiária à Criança Desamparada (ABEC)
2004 - Presente
Academia de Xadrez              
2011 - 2014
Clube de Desportos
Costa do Sol
2008 – 2013

Tecnel Service no Clube Empresarial Da Gorongosa

A Tecnel Service é membro fundador do Clube de Empresários da Gorongosa (CEG) criado pelo Parque Nacional da Gorongosa (PNG). Este Parque é considerado uma das áreas de conservação de maior biodiversidade no mundo.

O CEG congrega um grupo das mais prestigiadas empresas e entidades nacionais e estrangeiras operando em Moçambique, as quais contribuem para a restauração do PNG de forma multifacetada, nomeadamente nas componentes de Conservação, Investigação, Turismo, Protecção e Desenvolvimento Comunitário.

A Tecnel Service orgulha-se de apoiar as actividades científicas e de investigação desenvolvidas pelo Laboratório da Biodiversidade ED Wilson instalado no PNG.

O valioso contributo prestado por estas empresas e entidades consubstancia-se num programa de cinco anos de apoio às actividades desenvolvidas naquelas cinco vertentes, mediante contribuições financeiras anuais substanciais.

Associação Kulungwana

Projecto Xiquitsi

A Tecnel Service contribui para o desenvolvimento deste projecto cultural inovador no âmbito do canto e da música clássica, o qual envolve cada vez mais jovens dos mais diversos extractos sociais na aprendizagem de música e canto, na criação de orquestras e coros, na formação de compositores e criadores de música e na divulgação, dinamização e promoção destas formas de manifestação cultural.

A participação neste projecto traduz-se numa contribuição financeira anual significativa por um período já assegurado de seis anos, dos quais decorreram somente ainda dois.

Certificações

- ISO 9001:2015 – Certificação em Gestão de Qualidade

- ISO 14001:2015 - Certificação em Sistemas de Gestão Ambiental

- OHSAS 18001:2007 - Certificação  em Saúde e Segurança Ocupacional

 

Ao certificar os seus produtos e serviços, a Tecnel Service pretende ver reconhecido o entusiasmo, a dedicação, o rigor e a qualidade dos seus recursos humanos para o empenho colectivo de melhoria contínua da empresa.

2015 – Atribuição do prémio “Empresa de Serviços do Ano” pelo INNOQ (Instituto Nacional de Normalização e Qualidade)

2014 - Eleita uma das dez melhores empresas moçambicanas pela KPMG

2012 - Eleita uma das dez melhores empresas moçambicanas pela KPMG

Prémios e Distinções